Teu melhor amigo.

E quando tu procurares um colo para chorar todas as tuas dores e achar que todos os ombros já estão carregados de mais para ouvir os teus pesares, ainda assim haverá alguém para te ajudar a carregar os teus pesos. Não tenha receio de debulhar as tuas angústias e todas as tuas tristezas: coloque tudo para fora! Não tenhas vergonha. Não tenhas medo. Há sempre alguém que te perdoa antes mesmo de você se perdoar, quem está contigo mesmo quando pensas estar só. Alguém que te carrega no colo quando pensas que não há mais força. Mesmo que não vejas, há sempre alguém. Haverá um colo para ti. Corre lá e chora o quanto for necessário, conta tudo o que for preciso pra esvaziar teu coração. Não guarde nada que te pesa aí dentro. Fecha os olhos e sente. Sempre que precisares de um amigo, Deus estará aí, pronto para te ouvir, te consolar, segurar a tua mão e te fazer seguir. Sempre. 

perdida.


Desativei o despertador para ver se perco a hora e me encontro. Ando um pouco fora de órbita, sem foco para o que realmente interessa, sem coragem para correr atrás do prejuízo, com a esperança murcha e a fé um pouco apagada. Ando com um peso desnecessário nas costas de me sentir sempre culpada por gastar o meu tempo com bobagens e brincadeiras, por falhar comigo mesma. Faço besteira e depois me crucifico. Vivo colando frases clichês no espelho e acabo fazendo tudo ao contrário do que digo. E fico aqui, só olhando o tempo passar, para no final do dia me culpar por não ter feito nada de produtivo, por não cumprir a minha lista de afazeres, por não ter feito o que deveria. Deveria, mas não fiz. Fiquei aqui escrevendo textos e mais textos, vagando pela internet procurando alguma coisa que me chamasse atenção, abrindo e fechando a caixa de entrada dos emails, olhando fotos antigas e mais um monte de coisas sem necessidades aparentes. Fiquei preenchendo o meu tempo com uma porção de coisas vazias, só para ter mais um motivo de me culpar pelos fracassos, dizer que não tenho tempo para nada e me afogar em dramas mal contados que mais uma vez não vão me levar à lugar nenhum. Dou voltas e mais voltas e acabo no mesmo lugar. 

Faço isso para ver se volto para o eixo e a vida entra nos trilhos. 

sobre alguns km de distância.



Eu queria você aqui do meu lado agora, me deu um ataque de saudade desses que fazem meu humor entrar numa montanha russa gigante. Fico chata e confusa e mais uma porção de coisas que eu não sei explicar ao mesmo tempo. Queria você aqui nem que fosse por mais cinco minutinhos. Mais um abraço, mais um carinho, mais um afago, um cafuné, mais qualquer coisa que fosse. Que fizesse você ficar por mais alguns segundos. Tenho uma necessidade de carinho e atenção redobrada quando você está longe e uma infinidade de assuntos pra conversar ao telefone; e ainda que não os tenha, fico esperando você ficar ali, do outro lado da linha, mesmo sem dizer uma palavra. É que até ouvir a tua respiração faz eu me sentir melhor.
Tô te esperando. Contando os dias pra você chegar e me esmagar no teu abraço (sabes que lá é o meu abrigo preferido). Tô cronometrando as horas e monitorando os ponteiros do relógio. Tô fazendo um esforço danado pra não ficar insuportável- porque sei que costumo ficar assim quando a saudade aperta. Tô te esperando pra dizer o quanto você me faz falta. Então, vê se não demora e volta logo pra se aconchegar no meu carinho, tem amor espalhado por todos os cantos da casa pra quando você chegar. 


Sem desculpas.

                       Postagem coletiva do grupo Escritores na Era do Compartilhamento
                                                    “Não me venha com desculpas tortas
      
Mais uma vez nós dois aqui: parados, inertes. 
Você sem saber se fica ou vai embora, se se entrega ou estraga tudo de uma vez. Querendo fugir mais uma vez de tudo o que sente e inventando uma porção de desculpas tortas para não ficar. Não sei pra quê tanto medo de mergulhar - eu te garanto, meu amor é profundo, pode se afogar.  
Mas você me vem com mil histórias mal contadas, mil e uma frases clichês para desfazer a porção de coisas boas que esperam pela gente lá na frente. Medo de quebrar a cara, de sofrer, de se entregar de mais, medo de tanta coisa sem cabimento. Não adianta se fechar pro amor, menina! A regra do jogo é escancaram as portas quando ele chega, deixar entrar, fazer morada e morar no abraço de alguém. Vem cá e me deixa te mostrar o quanto as coisas podem ser diferentes desta vez, não me vem com essa desculpa esfarrapada de que ' homens são todos iguais' só porque um babaca fez você desacreditar no amor em algum momento desta vida. Não vale a pena se fechar pro mundo desse jeito. Não vale a pena deixar de ser feliz por medo de sei lá o quê. Olha, tudo o que eu posso te dizer é que todas estas minhas palavras são verdadeiras, e eu queria poder dizer que é recíproca toda essa vontade de ficar, que a gente tem tudo pra dar certo, mesmo que não dê pra sempre. É sorte nossa nossos destinos se cruzando agora. Vê se desiste de se enganar e esmagar o que sente.  
Deixa de lado essa bagagem pesada que tu carregas aí no peito, tira esse nó e vem ser nós. Inteiros. 
Sem metades e sem desculpas. 


Quer ler mais textos do #EEC ?!
Não me venha com desculpas tortas e acessa lá!
Leia também: Ju UmbelinoLeca LichacovskiFernanda ProbstValter JuniorFábio ChapCelio Heitor Sordi Flávia OliveiraSâmia LouisePâmela MarquesThaís VerissimoJô LimaFernando SuhetJessica DelalanaRogério OliveiraCristina SouzaVítor ÁvilaJeessy BatistaSamantha SilvanyCarol SassatelliMaíra CintraCíntia GomesTaciana GaideskiAlysson AugustoGabriela FreitasJoany Talon




dos desabafos.

Eu faço muitos planos, mas a vida vive me dando rasteiras. Não porque ela é ruim ou maldosa comigo, mas porque eu ainda não entendi o tempo certo de cada coisa. Tenho uma urgência inadiável do futuro às vezes, como se eu pudesse pular o presente e queimar algumas etapas. É uma loucura minha, eu sei, mas o cansaço me deixa ansiosa por saber se um dia vai dar certo, ou não. Se todos os esforços vão valer a pena. 
Eu sei o quanto algumas coisas demoram mesmo para acontecer, sei que algumas delas nem acontecem, por mais que a gente queira, deseje e peça ao universo para conspirar à favor. A vontade de Deus é sempre superior à todas as forças existentes, eu sei. Difícil mesmo é entender. É procurar respostas e não encontrar nem uma vírgula que te indique o caminho, é
procurar uma saída e não encontrar nenhuma porta. É se sentir perdida em meio à tantos planos e desejos. Não é fácil, mas por mais que seja difícil eu continuo. Não sei se por vontade minha ou de Deus. Sei que por algum motivo Ele ainda me mantém aqui. De pé. Mesmo fraquejando, mesmo caindo o tempo inteiro, como uma criança pequeninha aprendendo a dar os primeiros passos. Mas quem sabe um dia chegue a minha hora e eu entenda o quanto todos os obstáculos pelos caminhos foram necessários. Eu sei o tanto de coisa boa que aconteceu no meio dessa tragédia grega toda, sei dos atalhos bonitos que Ele colocou à minha frente, mas é que a gente quer sempre mais, não é mesmo?! A gente gosta de um drama, de dizer que nada está dando certo o tempo inteiro. Mas quem disse que precisa dar? De que valeriam as comédias e os romances não fossem todos esses dramas no meio da história? A gente só tem é que aprender a viver um capítulo de cada vez. A agradecer pelas coisas todas já concretizadas, pelos improvisos do destino e por ter sempre mais uma página em branco pra reescrever a nossa história.

Em frente.

Se esforce um pouco mais e se cobre um pouco menos. Não se martirize tanto; tenho certeza que você já fez algo de bonito nessa vida, já fez bem à alguém, já cativou uma porção de sorrisos. Não se culpe pelo que não deu certo. Não se jogue pedras por não ter superado as expectativas. Aliás, crie menos expectativas e mais confiança sobre você. Não se crucifique pelos tombos nem pelos tropeços. Se perdoe; e aprenda com as quedas.
Seja mais compreensível com você.
Seja compassivo com teus erros.
Confie em você e na sua capacidade de ser ainda melhor. Confie em tudo o que já construiu também, tenho certeza de que nada foi em vão até aqui, que os caminhos, mesmo que tortos, te fizeram uma pessoa melhor. Cair te fez mais resistente e sofrer te fez ainda mais forte. 
Seja paciente contigo. Entenda o teu tempo e, principalmente, confie no tempo de Deus. 
Alimente a tua fé todos os dias, regue as tuas esperanças e se permita. Se permita errar, recomeçar, tentar, quantas vezes for preciso. Não minimize as tuas capacidades e não te tornes tão pequeno diante do mundo. 
Entenda que algumas coisas vão levar um pouco mais de tempo, que alguns sonhos vão te exigir um pouco mais de sacrifícios, que algumas lágrimas vão ser necessárias e que nem tudo vai ser do jeito que você quer. Pode ser que haja algum atalho no caminho, pode ser que haja pedras, pode ser que seja preciso mudar a direção e reescrever a rota. Pode ser tanta coisa, só não pode mesmo é desistir antes de tentar. Seja persistente. Seja chato com a vida. Persista. Encare. Em frente.
Não desanime com as surpresas da vida, não se assuste com as armadilhas do destino. Seja forte e se mostre firme. E acredite, sobretudo, em você.

cuidado.

Cuidado com esse sentimento todo que carrega aí dentro, menina. Cuidado para não tropeçar nas palavras e engasgar com a saudade. Cuidado ao sentir de mais. Tuas intensidades podem causar um estrago danado, principalmente aí dentro. Seja cuidadosa ao colocar tudo para fora - afinal, nem todo mundo vai entender, nem saber lidar. Às vezes nem mesmo você. Tenha cautela, mas não diminua a intensidade de teus sentidos, é essa sensibilidade aflorada e os teus excessos que te fazem diferente de outras tantas.

meu cais no caos.

Tudo o que sei é que tudo passa, e é nisso que eu prefiro depositar as minhas acreditâncias. 
Confesso que minhas orações são carregadas de pedidos, mas não deixo de agradecer- todos os dias- por tudo! Peço paz, peço para que Deus aumente minha fé e minhas forças, que segure em minhas mãos e me ajude a caminhar, que tome tudo em Suas mãos. E é por isso que sigo ainda de pé! Porque há quem me levante de todas as quedas. Há quem me perdoe de todos os erros, antes mesmo de eu me perdoar por eles. Há quem não me deixe e quem me ame incondicionalmente antes mesmo de qualquer coisa. E é nessa certeza infinita que meu coração faz morada. É nessa gratidão que não se finda onde eu posso ancorar minhas orações. É nesse amor bonito que a minha fé se finca.
E é assim, calmaria para as minhas tempestades. Cais para o meu caos. 

.

minha oração.

Minha oração é para que meu coração encontre abrigo na paz de Deus. 
Pra que Ele remova minhas angústias e aflições, e me cubra de cuidados e proteção- como Ele sempre faz. Há dias em que eu preciso de um pouco mais de tudo isso- um pouco mais de afago na alma, um pouco mais de colo. 
Minha oração é para que eu me desate dos medos e fortaleça os laços com a fé.
E que em momento algum eu deixe de sentir que há sempre quem me proteja e livre de todo o mal.
Minha oração é para que meu coração encontre paz. 

sobre recomeços.

Não importa de quantos recomeços sejam feitos os teus caminhos, apenas agradeça por poder recomeçar. Recomeços são chances. Poder recomeçar é só uma demonstração do carinho e do cuidado de Deus contigo. Ele te permite tentar várias vezes, cometer vários erros até que acertes. E é isso o que te faz crescer- cada vez melhor: podar-se, reflorescer, dar bons frutos. São os recomeços que te permitem se construir. Não importa quantas vezes você errou, preocupe-se apenas em não repetir os mesmos erros. Seja reflexiva com teus fins e grata com teus inícios. Plante coisas boas, faça o bem, seja paz, semeie amor; por mais tortos que pareçam os caminhos no fim tu há de colher tudo o que plantastes- o que importa é que as sementes sejam boas. E não tenhas vergonha de recomeçar sempre, de tentar mais uma vez, de levantar depois de um tombo grande, de cuidar dos calos e das feridas, entrega teus planos nas mãos de Deus e confia nos teus recomeços, na hora certa todas as boas sementes hão de brotar. 

dos meu segredos.

Te contaria os meus segredos se eles não fossem tão meus a ponto de não querer dividi-los com ninguém. Dividiria com você todos os pensamentos, sentimentos e emoções não fosse a vontade que tenho de esconder as minhas fraquezas, embora às vezes a vontade que tenho é de jogá-las no colo de alguém e me esconder debaixo de um abraço, receber um cafuné e ouvir que vai ficar tudo bem. Tenho um humor terrivelmente instável. E às vezes não consigo sair da fossa em que eu mesma me coloco- tenho uma mania boba- às vezes- de me jogar para baixo só com um olhar. E isso eu também não gosto de dividir. Não gosto que saibam como eu me sinto quando eu percebo que os esforços não estão fazendo efeito, que meus passos estão amarrados e eu não consigo encontrar um novo caminho. Quando não consigo me encontrar- ou não quero. Não gosto de compartilhar a culpa que sinto comigo mesma pelos meus fracassos. Não é falta de confiança, te contaria tudo e um pouco mais do que se passa aqui dentro não fosse a vontade que tenho de esconder minha falta de confiança e o meu cansaço comigo mesma. Tem certas coisas que são tão minhas que só consigo dividi-las comigo mesma. 















nessa casa ♥

Planta um jardim de bem me quer ao redor do teu coração, põe um filtro dos sonhos logo na entrada e deixa só coisa boa adentrar. Mantenha-o limpo de toda maldade e cultive flores de esperança e sinceridade para te proteger de gente amarga que carrega falsidade na ponta dos dedos, gente que aponta os defeitos só pra poder se sentir maior. Põe um pote de sorrisos na varanda, espalha alegria pelos quatro cantos da casa. Deixa a janela aberta para todas as vezes em que o amor quiser entrar e não feche a porta na cara da tristeza, ela mesma vai embora quando ver que já não há espaço para ela. Mantenha o coração livre e a alma leve. E não esquece, deixa hasteada a tua bandeira, para quem chegar saber de cara que nessa casa só entra quem é do bem e deseja paz. 






morena. (LH)

Imagem: Weheartit.com

Sabe aquela música que no meio de tantas na playlist gruda no teu ouvido e te faz carinho na alma?! E você fica ali repetindo o dia inteirinho como se fosse um mantra, como se ela te colocasse no colo e te fizesse cafuné, pois é, Morena. É assim que me sinto, e repito só pra ver se acredito na letra:  'É morena, tá tudo bem'. Pra ver se pego cada estrofe e coloco dentro do meu abraço, dos meus passos e de nós dois: 'Pra nós, todo amor do mundo'. E um mundo inteiro de amor. Repito. Pra ver se cada pedacinho dela vira parte de mim, e eu viro parte dela. Assim, todo amor do mundo e 'a paz de estar em par com Deus'. 
'É morena, tá tudo bem'. 
E a canção vira um desejo sussurrando baixinho num cantinho do coração. 
Em paz, com Deus, juntinhos. 
'Até o sol raiar'. 








figurinha repetida.

Eu já não consigo fazer nada sem pensar em você, é que qualquer detalhe bobo me lembra o teu sorriso e o teu abraço. Uma música, o casal conversando abraçados na esquina da rua, a cena romântica da navela das sete e até mesmo o site de esportes aparecendo na página inicial do meu navegador. Qualquer  coisa e eu já sinto uma falta enorme de você, não que eu precise de um motivo- além da sua ausência, é claro! Mas é que algumas pequenas coisas parecem me fazer enxergar a saudade como quem olha por uma lupa, sabe como é?! Os vazios parecem maiores, a distância parece maior, meu drama parece maior, também. Tudo se multiplica. E eu te vejo em todos cantos. Parece estranho ver em todo canto quem está a alguns quilômetros de distância?! Acho que isso é normal pra quem sofre dessas lonjuras, não é?! Até tentei convencer o tempo a passar um pouquinho mais depressa, mas sabe como ele é, quando encontra a saudade parece não querer caminhar, dá passinhos tão miúdos e lentos que parece não sair do lugar. Mas, não custa nada tentar, concorda?!
Sei que a única saída é ter um pouquinho mais de paciência, mas o coração é bicho bobo e às vezes não sabe esperar, tem que aprender na marra mesmo. 
É, eu sei que logo logo você estará mais perto do que só aqui dentro e eu vou poder me agarrar ao teu cheiro e aos teus braços, mas por enquanto não tem jeito, saudade é figurinha repetida no meu álbum. 
Figurinha repetida não completa álbum, eu sei, mas você completa minha felicidade.
Vê se não demora. 

sobre essa nuvem cinza aqui em cima.

Os dias andam um pouco carregados aqui, sabe aqueles momentos em que você desanima em tudo o que você faz?! Esses dias sem graça e sem cor que parecem que nunca passam- passam, e eu já sei- então, pensei que fosse mais fácil sair deles e dar um passo alegre mais à frente, mas sabe quando uma coisa te puxa pra traz e tudo vira motivo pra deixar pra depois?! E dá aquela moleza no corpo e a esperança murcha como aqueles balões de soprar quando a gente desfaz o nó?! São dias pesados, desses em que a falta de fé na gente pesa um pouco nas costas. O passo parece amarrado. O riso não sai. E a gente se enche de desacreditâncias. E o humor sobe e desce como uma montanha russa, um looping atrás do outro. E a gente pára no tempo esperando somente que ele passe. Como se essa fosse a única solução- mesmo sabendo que não é. No fundo, no fundo a gente sabe como resolver, basta colocar um pouquinho mais de persistência no primeiro passo. Basta encher o peito com um pouquinho mais de força de vontade e passar por cima do que deu errado. Olhar pra frente e seguir. Confiando cada vez mais. 
A receita a gente já sabe, difícil mesmo é fazer.

Fonte: Weheartit.com

Sobre os meus dias sem você aqui.


Hoje a saudade chegou por aqui, disse que ficaria uns dias aqui em casa - e no coração- e já chegou fazendo bagunça, se esparramando por entre os quatro cantos da sala, do quarto, varanda e até pela cozinha. Nunca vi visita mais folgada! E eu que pensei que já estava acostumada- não é a primeira vez que ela decide acampar aqui, sempre que você vai, ela chega. Até tento ser educada e tratá-la da forma mais cordial possível, mas é que às vezes não dá. Ela me tira do sério. Às vezes não sei bem como lidar com ela e acabo ficando chata- com todo mundo- até comigo mesma. E agora eu já não sei o que fazer com ela. Talvez a chame para conversar e quem sabe a gente se entenda, talvez seja uma boa manter uma relação amigável. Sei lá, pode ser que o tempo passe mais rápido e já já ela vá embora. Nada contra ela, é até uma boa companhia quando está aqui de passagem, toma um café e parte sem muita conversa, mas essas visitas prolongadas me deixam um pouco desconfortável, fora de mim, bagunça tudo aqui dentro, sabe?! 
Não sei o que fazer com ela, só queria que você chegasse aqui e pedisse licença para ela sair.
Saudade só é bom quando não demora.

dos tombos e sacrifícios.

É triste quando o passo parece ser sempre 'maior que as pernas', quando os sonhos parecem inalcançáveis, quando todo teu esforço é sempre insuficiente, quando você não vê resultados nos teus sacrifícios. E aí você pensa: quantas vezes mais será necessário cair e quebrar a cara para ver que tudo o que você fez, faz ou anda fazendo ainda não é o bastante?! E aí a vontade de desistir se mistura com uma vozinha lá no fundo cutucando pra você continuar, pra acreditar, pra ter fé. Mas é que nos dias de tristeza fica difícil dar qualquer passo. Talvez você precise de mais umas quedas. Talvez precise exercitar um pouco mais a paciência. 
Talvez qualquer coisa, menos desistir. 
                             
                            Ilustração: Mônica Crema

Só Deus e eu.

Imagem : Weheartit.com
Eu conheço todas as tuas estradas- e até mesmo nas mais tortuosas Eu estive ao teu lado. E eu sei que em meio aos espinhos, talvez tenhas me achado ausente, mas eu sei que depois tu percebestes que nunca te deixei só. Nunca te deixarei. Eu sempre estive e sempre estarei do teu lado.  Mesmo quando errastes nas tuas escolhas segurei a tua mão com força e criei atalhos para que pudesses seguir por outro caminho. Eu te dou escolhas e não as respostas- talvez pareça um pouco duro por isso, mas Eu estarei contigo em todas elas. Vou te acolher, te consolar e quando tu não puderes mais fazer nada Eu darei um jeito de colocar tudo no lugar. Confie.
Sei das tuas dores, do teu cansaço e de todos os teus esforços. Eu sei onde dói aí dentro. Eu sei de tudo, já não sabes?!
E eu continuarei dando tudo o que precisas. Vou estar segurando a tua mão e te colocando no colo quando não aguentares andar. Estarei contigo em cada passo. Te guiarei. E te livrarei de todo o mal. Não te preocupes, minha menina! Que as coisas todas vão valer a pena.

da série: aprende, menina.


Quer saber o que falta em ti, menina?! 

Falta se amar mais um pouquinho. Falta prestar mais atenção em ti e se desligar do redor. 
Sei lá, inventa alguma coisa, se coloca em primeiro lugar antes de qualquer outro plano.
Vai se divertir, se curtir. E deixa de ser boba! De cobrar dos outros o que não se deve, de querer que te retribuam em tudo o
que você faz ou sente. Reciprocidade não é receber na mesma medida. Cada um dá o que tem e isso é o suficiente. Só aprenda a ser suficiente pra você! Sem ter que se sustentar em alguém ou alguma coisa. Se ama, menina! Por dentro, por fora, por todos os lados, em todos os ângulos. 
Talvez você se sinta um pouco sozinha ou vazia vez ou outra, mas olha pra dentro! Não há nada de fora que te preencha. Está tudo aí dentro de você. E se parecer difícil: FÉ e um pouco de ORAÇÃO- já já a tempestade passa. 

vai ser assim, mas vai passar.

Haverá dias em que você vai se sentir só e se achar um fracasso. E vai ser mesmo difícil encontrar uma companhia que te suporte com toda essa descrença em si mesma. E vai ser -também- mais difícil ainda acreditar que poderá ser uma boa companhia para alguém. Vai ser difícil se manter de pé com tantos tropeços.  Vai ser difícil não perder a fé em você mesma. Se aceitar do jeito que é com todos os teus defeitos, erros e cicatrizes. Vai ser difícil achar que alguém vai te aceitar assim também . Vai ser difícil dias assim. Mas como todos os dias, esses também vão passar. E você vai tropeçar em sorrisos ao invés de pedras. Vai perder a hora com alguma coisa boa e não a fé em você mesma. Vai ser bom ser você mesma apesar de tudo.  E você vai ver o quão a vida é generosa com você. Vai te trazer aprendizados com os dias ruins e alegrias sempre que passar as tempestades .